Nova Kombi

Desde que foi fundado, o projeto @na_Kombi passou por várias mudanças. Quando começamos, em 2009, nem sabíamos que se tornaria um perfil só de frases de humor, ou mesmo que precisaríamos reservar um dia inteiro só para dar RT em sugestões de seguidores. Tudo foi acontecendo e quando percebemos, já tínhamos lançado um livro e passado de 43 mil followeres. Fomos nos virando para continuar com um projeto cada vez maior, tocado por apenas duas pessoas.  E chegou a hora de mais um ajuste, motivado por necessidade de agenda dos administradores e por transformações no Twitter e nas redes sociais como um todo.

A partir desta semana, o conteúdo do perfil da kombi no Twitter estará ainda mais selecionado. Vamos revisitar temas já propostos ao longo desses dois anos (já foram mais de 100) e postar as melhores frases já criadas para o projeto. Além dessas pérolas, teremos mais algumas frases, feitas pelo convidado da semana (um único convidado para cada tema, que pode ser um colaborador histórico da kombi ou alguém da nova safra, que se destaca entre os que mandam sugestões).

E para não atropelar a timeline dos seguidores, vamos distribuir todo esse material de primeira em três dias de publicação. Assim, a viagem começa com tuites de kombistas postados na terça, seguindo pela quarta e parando na quinta-feira. Teremos uma média de cinco tweets por dia.

E os RTs continuam? Sim, mas precisamos tornar mais simples o processo de seleção das melhores frases. A árdua tarefa de analisar todas as sugestões (que a cada semana aumentam) ficará menos sacrificante se as frases estiverem todas juntas em um só lugar, já listadas: o campo de comentários do Facebook. Toda semana vamos abrir um post em nossa página do FB, revelando o tema e abrindo os comentários para as frases dos seguidores e kombistas. Não vamos mais pegar sugestões via mentions no Twitter. Assim podemos dar conta do serviço e ficar ainda mais presentes no Facebook.

Por que ficar mais presente no Facebook? Ora, é uma rede social com mais usuários e com possibilidades mais atraentes de publicação de conteúdo. A ideia é que os seguidores da kombi também deem, nos comentários,  sugestões de vídeos e cartuns sobre o tema, de produção própria ou de terceiros. O que for legal, a gente transforma em post da página, que fica ainda mais interessante para quem acompanha. Nossa página no FB vira uma plataforma ainda mais forte de divulgação de material de todo mundo, explorando ainda mais o caráter coletivo que nossa kombi sempre teve.

Ah, sim. As melhores sugestões de frases que aparecerem nos comentários do post no Facebook são publicadas no Twitter, ao longo da sexta, sábado e domingo, também com uma média de postagem que evite o flood na timeline dos seguidores.

Essas  são as novidades. Esperamos que curtam e que entendam que foram necessárias para continuar dando conta do projeto com o tamanho que ele tem hoje. Talvez alguns não gostem, mas se nem a Carla Perez conseguiu agradar a todo mundo, quem somos nós para tentar isso? Mas contamos com  frases de incentivo de todos.

Abraços dos pilotos

Silvio Lach e Ulisses Mattos

4 Responses So Far... Leave a Reply:

  1. Matheus Eller disse:

    Tenho uns 3 meses de @Na_Kombi apenas e curto pra caramba. Desde que conheci, sempre emplaquei frases.

    Parabéns aê Sílvio e Ulisses, vocês são FERAS!

  2. Nós da M... disse:

    Valeu, Matheus. Continua caprichando nos tweets, que quando vc tiver ainda mais frases retuitadas a gente te puxa pra dentro!

  3. Álvaro Burns disse:

    Kombi Lab continua?
    Na Van ainda existe?