Movimento Twitterário #5

drtwitter2

Consultwório

por @fernandalizardo

Dr. Pompeu era um médico espetacular. Não errava um diagnóstico. Nem unzinho. Sua reputação se consolidou de forma tão plena que foi o único médico habilitado pelo Conselho Federal de Medicina a oferecer consultas via Twitter.

Name: Dr. Abílio Pompeu de Menezes Cavalcante
Bio: O melhor médico já conhecido, segundo o JAMA

15 Following  5.779.285 Followers  5.987 Tweets

De unha encravada a câncer, Dr. Pompeu era melhor do que o Cogumelo do Sol®: curava tudo! Não havia problema que ele não pudesse solucionar, por isso, tinha cada vez mais seguidores – e sem usar script.

Muito ético, na maioria dos casos, não receitava medicação (abria exceção para aqueles sem contraindicação). Recomendava o doente a um médico amigo para cuidar dos receituários, ou aconselhava o paciente a procurar um clínico da própria confiança. Sua habilidade era fornecer o diagnóstico – que invariavelmente estava sempre correto. Normalmente era muito procurado por pacientes desesperançosos, que já haviam passado por diversos especialistas sem receber um retorno satisfatório sobre a doença que portavam.

mariasilva @DrPompeo Meu filho vomita tudo, sente dores na barriga e nenhum exame detecta o que ele tem. Estou desesperada, ele está fraco e desidratado!!!

9:59 AM Oct 6th from web

DrPompeo @mariasilva É verme. Duas colheres (sopa) de óleo mineral ao dia.

11:15 AM Oct 6th from Echofon in reply to mariasilva

mariasilva @DrPompeo Ele está curado, voltou a se alimentar normalmente, obrigada Doutor Pompeu! Vou te dar um #FF!

7:21 AM Oct 8th from web

Gente de todas as partes do mundo procurava pelos conselhos. Bócio, Síndrome de Hashimoto, resfriado, sífilis, gripe suína… Dr. Pompeu sempre, sempre tinha a resposta certa, mesmo quando os exames já realizados nos pacientes não indicavam nenhum tipo de anomalia. Se o Dr. Gregory House existisse, certamente pediria conselhos ao Dr. Pompeu.

É lógico que ele se aproveitava da fama. Vivia tranquilo e sossegado em um casarão isolado numa ilha grega, recebendo dinheiro de diversos países e rendimentos de pesquisas e consultorias.

No Twitter, era A celebridade. Tinha mais seguidores do que @aplusk ou @manomenezes. E se virava bem com todos eles, sempre solícito a todos os que o consultavam. Nunca deixava um paciente sem assistência.

Até  que um dia ele foi procurado por José. Ou melhor, @JoseFDM.

JoseFDM @DrPompeo Só o Dr. pode me ajudar. Tenho febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor nas articulações, enjoos, vômitos e manchas vermelhas na pele.

8:34 PM Dez 4th from web

DrPompeo @JoseFDM Dengue. Vá a um clínico para que ele lhe aplique o tratamento.

9:43 PM Dez 4th from Echofon in reply to joseFDM

JoseFDM @DrPompeo Doutor segui o tratamento contra a dengue. Não adiantou.

12:22 PM Dez 10th from web in reply to DrPompeo

Doutor Pompeu coçou a cabeça.

Mas como assim ele errara o diagnóstico?

Dias depois, o tal @JoseFDM ressurgiu com novos sintomas.

JoseFDM @DrPompeo Agora tenho dores abdominais, fadiga e minha pele está amarelada.

6:34 PM Dez 13th from web

DrPompeo @JoseFDM Hepatite. Siga o mesmo procedimento. O @drAzevedo pode indicar medicação. Mande DM a ele para marcar consulta.

10:55 PM Dez 13th from Echofon in reply to joseFDM

Infelizmente, Pompeu errara de novo.

E, lógico, em poucas horas o erro estava em vários portais e sendo retwittado ad infinitum.

No dia seguinte, a notícia estava na capa de todas as publicações. O Estado de S. Paulo dizia que o médico tinha ligações obscuras com o PT. A revista Veja perguntava “O que aconteceu com o Dr. Pompeu?”. O jornal O Globo enfatizava que o especialista daria a volta por cima. E o jornal Extra exibia em letras garrafais: “O Dr. Pompeu se f…”.

É lógico que essa falha refletiu no Twitter. Em apenas 48 horas Dr. Abílio Pompeu perdeu 53.817 seguidores. Seu nome foi parar nos Trending Topics e ficou em primeiro lugar por mais tempo do que Michael Jackson. Ele virou alvo de ofensas, chacotas (“O @drpompeo baleiou”; “Dr. Pompeu não errava nunca, até ser comido pelo Zé Mayer #drpompeofacts”). Só não desistiu porque também recebeu muitas mensagens de apoio de antigos pacientes que ainda o admiravam.

A situação piorou ainda mais quando o tal @JoseFDM ressurgiu com novos sintomas e o diagnóstico, mais uma vez, foi errado.

A essa altura Dr. Pompeu estava intrigado, indignado, chateado… e começando a sentir o peso da falha no bolso. Ainda assim, resolvera não recuar e continuara tentando descobrir o problema do tal José. Cogitara até que fosse um impostor querendo destruir uma carreira de um concorrente promissor; ou um hipocondríaco tresloucado. Entretanto, doutores amigos garantiram que não. Exames reais realmente acusaram problemas no organismo de José – que sempre retornava com um novo sintoma:

JoseFDM @DrPompeo Estou com dores em um lugar um pouco…errr… oculto. Me segue pra eu te mandar DM.

1:24 PM Feb 27th from web

Ao longo dos meses Dr. Pompeu começou a enlouquecer com tudo aquilo. Chegou a contrariar o hábito de realizar apenas consultas via Twitter e até fez uma visita a José. Sim. Havia um problema, mas ele não era mesmo capaz de dizer qual. A reputação consolidada sob tanto esforço estava derrocando sem intervalos. O número de seguidores só caía, o dinheiro vinha em quantidade cada vez menor, as mensagens caluniosas pipocavam em blogs, comunidades do Orkut e até no Multiply (que decadência…).

– @JoseFDM… Deveria mudar o apelido para @JoseFDP!!!

O médico outrora festejado estava à beira do fim. Um único erro fizera a humanidade se esquecer de todos os milhares de acertos. Ele só não adoecera de desgosto porque ainda era capaz de identificar os próprios males com precisão. Ainda assim, não conseguia se ver livre de uma frustração profunda por não conseguir desvendar o que afinal flagelava o insistente José.

Até  que em uma noite, Dr. Pompeu acordou num sobressalto histórico. Sim, sim! Havia solução! Então sentou diante do computador e preparou a twittada final, aquela que finalmente lhe garantiu todo o prestígio de volta, que o fez recuperar a antiga reputação, a ponto de ser convocado para desfilar em carro aberto em várias capitais do mundo sob aplausos, chuvas de flores e choros comovidos.

Exatos seis meses após o início do martírio, a reposta salvadora chegou a José (e a todo o público), mágica, linda, perfeita:

DrPompeo .@JoseFDM É virose.

7:00 AM May 4th from web in reply to joseFDM

3 Responses So Far... Leave a Reply:

  1. Mauro Jr. disse:

    Rá, sou fã, gostei do texto!!

    Meu twitter mesmo é o @jmaurojr!

    Um abraço, ficou muito criativo!

  2. @mtapioca disse:

    Hahahahaha Este é um dos que gostaria de escrever…

  3. Elessandro disse:

    Sensacional!!!
    beijo