Movimento Twitterário #10

josesaramago


Aula de Twiteratura brasileira, século XXII

Por @microcontoscos

Em uma projeção holográfica no centro da sala, a professora se dirige ao alunos:

- Hoje é dia 25 de novembro de 2109. Bom dia, alunos do 5º trimestre. Bem-vindos à aula de número 01 de Twiteratura Brasileira, do Sistema Yahoo!Positivo de Ensino. Liguem seus gadgets e tenham todos uma boa aula.

A voz do locutor anuncia:

- Esta aula tem o apoio de Banco Itadesco, Fundação Eike Batista e NestKraftJohnson, uma empresa do Grupo Unilever.

Rapidamente os alunos em diversas escolas espalhadas pelo país abrem seus netbooks e se logam na área restrita a alunos no site da escola.

- Hoje abordaremos o começo da Twiteratura no Brasil. Alguém saberia me dizer quando surgiu a Twiteratura?

Ao lado do holograma, em um telão, eram projetados os replies dos alunos.

JoaoPedroSouza EU SEI PROFESSORA! FOI NA DÉCADA DE 20 DO SÉCULO PASSADO…

- Muito bem, sua resposta está correta, mas você receberá uma advertência por twittar em caixa alta. Qual o nome da sua escola?

JoaoPedroSouza ESCOLA ESTADUAL XUXA MENEGHEL. DESCULPE, PROFESSORA. É O NOSSO JEITINHO AQUI.

- Dando prosseguimento… Em 2022 um grupo de artistas e intelectuais resolveu protestar contra a proibição da utilização de impressão em papel, uma das inúmeras medidas polêmicas adotadas pelo governo do então presidente R. R. Soares, resolvendo utilizar o tradicional sistema do Twitter para divulgar suas obras literárias. Valendo 20 créditos para para o primeiro reply correto: Como ficou conhecido este movimento?

JeffersonSilva A semana de Arte Pós-Moderna de 22

- Correto! E alguém saberia me dizer o nome de alguma corrente twiterária deste período?

BiaTorres O Trocadilhismo, professora!

- Exato! Com a restrição da prática da comédia em pé somente às igrejas evangélicas, os praticantes de stand-up comedy passaram a publicar suas piadas somente no Twitter. E o Trocadilhismo passou a competir com outra corrente muito forte na Twiteratura do período, alguém saberia me dizer?

WandernelsonSoaresNeto Eu sei: O Romantweetismo! #fato

- Sim, o Romantweetismo, que também era conhecido à época como “tweet-de-raiz”, era uma tentativa de expressar os sentimentos através do Twitter. Através de pesquisas em logs da época, é curioso perceber que no início do século passado as pessoas padeciam de tédio, algo difícil de imaginar em uma época tão agitada da humanidade. Nosso tempo está esgotando, alguém tem alguma dúvida?

JocyellenCamargo Sim, professora! É verdade que nessa época as pessoas expeliam líquidos do corpo quando riam de alguma coisa?

- Não, querida. A hashtag #RiLitros não era literal, mas apenas uma forma exagerada de se dizer que achou muita graça de algo. Assim como nem todos que escreviam #MORRI, morreram de verdade… É um erro de interpretação histórica muito comum. Muito bem, em nossa próxima aula falaremos sobre outras correntes twiterárias importantes que marcaram o período, como o Miguxismo, o Tiopismo e o Mimimismo. Lembrando que você pode fazer o download desta aula diretamente para seu iBrain™ na loja da sua escola. Encerro a aula de hoje citando um dos grandes nomes da twiteratura brasileira do período que acabamos de estudar: “Tenhamos todos uma BOA NOITE”.

5 Responses So Far... Leave a Reply:

  1. Fabiana disse:

    PERFEITO! Parabéns!

  2. [...] 9) Imaginou como vão ser as aulas de literatura do séc XXII? [...]

  3. Anita disse:

    RiLitros… realmente uma excelênte reflexão dos momentos que estamos vivendo. Do olhar que temos como pós-modernos para o homem moderno e ansioso pelas tecnologias.

    Nós nos apropriamos das tecnologias, mas o que vai ser de nós? Vamos virar chacota históricas um dia?

  4. Tiago Gonçalves disse:

    Parabéns, ótima idéia. Contudo, acho que o texto poderia ser desenvolvido sem agressões gratuítas aos evangélicos. Se você estudar um pouco sobre as denominações evangélicas e sua história, vai perceber que cerceamento de direitos não é uma pauta dos evangélicos.